30.6.16

Cumplicidade

"A cumplicidade numa relação sentimental é anseio de muita gente. Na prática, é evento raro e não é um subproduto automático do elo amoroso. A cumplicidade depende, pois, do encontro de parceiros intelectualmente honestos, que sejam confiáveis e que não sejam críticos: não é fácil!” 
Flávio Gikovate



Me arrisco a dizer que a troca de críticas pode ser motivo de crescimento e aprendizado. Mas, claro, se feitas com sensibilidade e afeto e recebidas com a certeza da (boa) intenção de quem fez. 
Sem agressividade e com muito bom humor, pode dar certo.
A colagem foi presente da minha amiga Ana Maria. Adorei!

Almofadas

De todos os tipos, em todos lugares!

Um blog inspirador

 Rang Decor {Interior Ideas predominantly Indian}

Posso passar horas admirando suas postagens!



Finalzinho de junho

Estava com saudades da paisagem e da paz, que tanto me fazem bem. 
Nas tardes ensolaradas, muita movimentação de beija-flores, na minha varandinha! Consegui fotografar alguns!
E tirei fotos do por do sol, das minhas risadas com o Ricardo, das gralhas, em pleno voo...
Ricardo inventa coisas de inverno que eu adoro: sopa de capeletti, queijo com vinho, bergamotas... 
Foi assim, meu retorno, ao Galpão, depois de uma semana, em Pelotas.

Clima, no Rio Grande!

- do Sul, é claro!

29.6.16

"Odeio meu corpo!"

"97% das mulheres tem um momento de "EU ODEIO O MEU CORPO" todos os dias.
É hora de calar essa voz dentro de sua cabeça que diz que você não é boa o suficiente. 
É hora de começar a fazer escolhas saudáveis, positivas, e se concentrar nas coisas que pode mudar em vez das coisas que não pode. É agora!"




28.6.16

Longevidade

Descobri o site da atriz Cameron Diaz sobre envelhecimento e longevidade com uma certa alegria! Não só nós, reles mortais, nos preocupamos com essas questões! Na verdade o site é sobre o livro, que ela lançou recentemente, mas, enquanto não encontro o livro, para ler, acompanho as novidades e leio alguns artigos.


"Envelhecer é uma viagem mental, física e emocional."

"Não dá para parar de envelhecer, mas dá para envelhecer bem."

"Aprender que você pode envelhecer bem, vai realmente ajudá-lo a envelhecer melhor. Se você entender como seu corpo funciona, então você pode tomar medidas para ajudar a mantê-lo na melhor condição possível para que ele possa levá-lo através de uma vida longa e bela."



Não entendo nadinha de inglês, mas, para isso, existe o Google Tradutor, não é?
Ah! Assisti o vídeo colocando legendas em português...


Pois é!

De repente (?!) comecei a ter prescrições de vitaminas, suplementos, ferro... Menopausa tem dessas coisas!
Um pouco isso me assusta, já que a idade sinaliza que está avançando sem dó nem piedade, mas, outro pouco me alegra, já que constato que, com alguns cuidados, podemos envelhecer com saúde e equilíbrio.
Então divido este link com quem interessar, possa! Kkkkk!

"Ferro e cálcio não combinam, então, tome separado. Vitaminas lipossolúveis (a d e k) são melhores absorvidas quando ingeridas no almoço ou jantar. Ferro e vitamina C devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o outro. Fibras interferem na absorção das vitaminas. Evite ingerir vitaminas próximas ao café da manhã quando comemos cereais, por exemplo."

Vitamina D
"A vitamina D é reconhecida, hoje, quase como um hormônio e pela sua grande importância de atuação no nosso corpo.  O cálcio e o fósforo, elementares para o nosso bem-estar, dependem da vitamina D para sua absorção.  Ela também tem influência na função dos músculos, no equilíbrio do sistema imunológico, na produção da insulina (hormônio importantíssimo), no desenvolvimento cerebral, no sistema respiratório e na prevenção de desenvolvimento de câncer."
(Jaqueline Müller)

Menopausa


"A menopausa é uma puberdade invertida. E, como tal, é também casulo, travessia, transformação. Divisor de águas, experiência de deserto, freio de arrumação, faxina. Teste crucial de espírito esportivo, capacidade de adaptação e instinto de sobrevivência.

Passa. Demora, mas passa, e você sobrevive, como sobreviveu à pororoca hormonal da adolescência; você há de superar o declínio daqueles mesmos hormônios e seus asseclas que um dia já te enlouqueceram. (Esqueceu que você sobreviveu, com muito menos recursos, às cólicas, às espinhas, aos pelos encravados, aos ovários policísticos, à vergonha do próprio corpo, à oscilação de humor e à melancolia dos anos tenebrosos da adolescência?)

E aí, passada a tempestade, vem a bonança, a libertação. Você estará livre de ter que ser bonita, magra, eficiente, querida, desejável, vencedora, fértil, competitiva, invejada, elegante, gostosa, informada, culta, legal, conectada, tudo ao mesmo tempo. Ufa!!!

Depois dos achaques, perrengues e mudanças, a menopausa inaugura a maturidade: a síntese da mulher que você construiu ao longo dos anos, fases e etapas, a essência que fica, depois que os papéis de jovem fêmea produtiva estão cumpridos. Seu rosto é a cara da sua vida. Sua bagagem é tão grande que dá para jogar fora um monte de supérfluos e pesos mortos. Seu tempo é só seu e você não precisa provar mais nada para ninguém. Seu maior desafio é ter-se tornado uma boa companhia para si mesma. Você reformula premissas, um estar no mundo mais relaxado, uma maior complacência com suas imperfeições, dificuldade e vícios. Você já não quer mudar o mundo, você quer compreendê-lo; você já não precisa agradar às pessoas, você quer viver em paz e ser respeitada. Não há mais pressa; a vida vira um bom vinho a ser apreciado, com generosidade e prazer.

A menopausa é um tremendo rito de passagem. Talvez o último antes da definitiva passagem. Inevitável e necessário. Coisa de gente grande. O relógio biológico é inclemente, imparcial e, portanto, justo. Haja coragem e bom humor! Não há negociação possível, apenas a vida seguindo seu curso.

Então, que venham os ciclos, todos. Com seus sustos, sombras e transformações. Com suas libertações, rearranjos e alegrias. Que venham os dias, as horas, as marés, as auroras, todas."

Acolhimento


"Acolher lembra abraço gostoso na chegada, lar quentinho em dia de frio, cama macia, coberta no inverno, um bom pedaço de chocolate, café recém coado com pão, sorrisos na recepção.

Vai no inverso do não se importar, porque envolve dar atenção, receber, ouvir verdadeiramente.

Nos dicionários, o verbo acolher é relativo a dar abrigo, hospedar, atender, agasalhar, amparar.

É uma ação positiva, e, para que ocorra, precisa de um comprometimento do corpo, da mente, da emoção.

Não dá para fingir o acolhimento porque o corpo denuncia e o outro percebe-se não acolhido.
Abrir o peito e a mente, e criar espaço em nós e em nossas vidas, é necessário para quem quer receber e dar abrigo e proteção."

Desconheço o autor do texto. / Imagens Pinterest.

Batom!!



Já que fica esquisito ficar usando maquiagem, quando estou no Galpão, achei que seria uma boa ideia aprender, ao menos, a usar... batom!
Nunca uso, me acho estranha demais! Mas, quando estava em Pelotas, experimentei e acabei comprando um batom da "quem disse, berenice?" que seca rápido, não transfere e não mancha! Ele é líquido, tem efeito mate, e dura horas, intacto. Ou seja, chimarrão, risadas, beijos e carinho liberados!
 Então experimentei usar apenas o batom e  achei que assim, sem mais nada, nem rímel, nem sombra, talvez funcione! Tirei a foto sem passar base ou pó, inclusive. O batom foi só pra não andar de cara lavada e apagada por aí! Kkkkk!  
E o Ricardo, notou?
Claro que sim! Desconfio que ele se diverte com minhas bobagens!
 
Ah! E acho, também, que esse é o primeiro blog a falar em "como se maquiar e usar batom, morando na zona rural", com foto de um gaudério e tudo!

27.6.16

Qualidade de vida não é ter coisas, é ter tempo


  Lala Deheinzelin

Para desacelerar

"Beba seu chá calmamente e reverentemente, 
como se fosse o eixo sobre o qual o mundo gira - 
lentamente, de maneira uniforme, sem pressa em direção ao futuro."


"A infusão aromática de frutas cítricas, cardamomo, erva-cidreira, 
transportam meus sentidos  a um estado de imensa felicidade."

Um sonho de blog!

Cor!


Papel reciclado artesanalmente.
(Link)

24.6.16

Aquecer a vida



No frio ficamos mais abrigados, aconchegados, introspectivos... Queremos calor, intimidade, proteção. Tratamos de manter a casa aquecida e a convivência se torna mais próxima, seja em volta da lareira, fazendo comidinhas, tomando um vinho. Precisamos mais uns dos outros. Abraços demorados, roupas perfumadas, banhos reconfortantes, calor do sol, chocolate quente, um chá...
Que possamos aproveitar cada dia desse inverno, perto de quem aquece nosso coração.

Imagens do Pinterest 

Mercado Público



Tão lindo! Agora revitalizado, ponto de encontro, no centro histórico de Pelotas.

"Não quero fotos, uai!"


"- Ô caipira, olha pra cá que vamos tirar uma fotografia tua e da vaca."
"- Não!!!! Nem que a vaca tussa."
(Conversa entre Kika e Kike! )

20.6.16

Satolep

Em 20/06/2016.

Matando as saudades: 
Calzone, do Chu, e Filé Acebolado no Pão Sírio, da Doceria Marcia Aquino.

"Se o inverno chegou, a primavera não estará distante."

Percy Bysshe Shelley

Sobremesa Campeira

A Renata cozinhou o leite condensado (em lata), dentro da cambona. Assou as bananas na trempe - ficaram macias e com um cheirinho delicioso!
Depois descascou e serviu com uma porção do leite condensado cozido. Tudo quentinho.
Perfeita depois do churrasco e num dia frio!

Hummmmm!

Final de semana feliz!

O frio deu uma trégua e pudemos aproveitar o sol!

No sábado, churrasco com a Renata, Lídia e Henrique.

No domingo,  com Waguinho, Cássio, Large e Kike.

Retratos de Outono










Galpão de Lata, junho/2016.

Ai, que friooo

Muitos dias de frio intenso, geadas, temperaturas abaixo de zero, fizeram com que eu ficasse o tempo todo dentro de casa!
Nos raros momentos de temperatura amena, algumas fotos...

15.6.16

Cabeceiras em patchwork

Histórias de Casa

Florença Ateliê

Tão lindas, que não precisa mais nada, para decorar o quarto!

Para comer bem, planejamento


"Imagine a cena: você, voltando pra casa depois de um dia de trabalho. Com fome. Eis que você abre a geladeira e só tem vento e água. No freezer, só gelo. Na despensa, arroz, feijão e batatas. O que você vai comer?
Essa é a armadilha que te leva a pedir comida pelo telefone ou a passar antes em algum lugar e pegar alguma comida pronta.
A regra é clara: para você cozinhar mais em casa e comer de forma mais consciente, você precisa ter uma despensa bem guarnecida.
E o que vai te ajudar a aderir a uma alimentação baseada em comida de verdade é o planejamento!
Planejar cardápios é útil para quem não tem muita criatividade e não quer pensar em cima da hora no que vai preparar;
Para quem precisa de muita organização e para quem tem a ajuda de empregadas domésticas;
Funciona bem quando se cozinha para várias pessoas, pois as diferentes preferências podem ser programadas.
Bom para quem ainda não tem muita experiência na cozinha, pois permite estudar bem as formas de preparo antes.
Crie o hábito de elaborar um cardápio para a semana toda, contando com as três principais refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.
Pense também nos lanches entre as refeições (frutas, castanhas, iogurte caseiro, por exemplo). Importante deixar este cardápio bem à vista na sua cozinha. E executar o planejado!!! Experimente começar! Vai fazer diferença, garanto! "


Cozinha Consciente: Link

Decalque em Vidro


Mais lembranças!
Quando eu era criança, encontrava estes decalques em qualquer papelaria. Enfeitava meus brinquedos, cadernos...
Agora quero, para decorar alguns vidros, e não estou encontrando...

Mantas e toucas


Para enfrentar o frio.

14.6.16

Astropoética

...e a Amanda Costa explica o meu momento.


"Peito que se alarga, mente que ventila, tudo ciranda.
Por todos os lugares, mesmo não percebido, move-se o elemento Ar, ora manifesto nas forças de Gêmeos.
Ampliante é o firmamento, desdobrável na Lua que se faz Crescente (12/6). Parte mostra e parte guarda, aviva avessos. Ao percorrer o céu visível, projeta o esplendor do céu de dentro e realça a invisível ponte com outros mundos, além dos sentidos, aqueles que só podem ser sentidos. Em sua força expansiva relata os desafios e o esforço de desenvolvimento do que foi plantado no início do ciclo com a Nova. No aflorar das tensões, a lição do ponderar e criar.
Mercúrio, o mensageiro dos deuses e companheiro dos humanos, transita em Gêmeos de 12 a 29/6, reino do movimento, da comunicação e dos aprendizados. Anima as asas da palavra e adeja, espalhando nossas ideias pelo ar, dinamizando as conversas. Está em seu lugar, pouso sem pouso, onde expressa a pleno suas habilidades com a fala e a escrita e vem contribuir com prosa, poesia e entendimento.
Com seus meneios e encantos Vênus-Afrodite começa sua navegação por Câncer em 17/6. Estende a mandala dos afetos, enfeita o aroma das casas, faz desenhos coloridos no caderno da memória. Neste signo de elemento Água, o planeta do amor e dos relacionamentos, da beleza e da arte chama para a intimidade e estreita os laços, recorda os valores sentimentais. Aviva o contato com as essências, matriz comum de onde brota a vida, célula OM."


⁂ ⁂ 
.
"Essa sílaba única, Om, vem dos Vedas. Como uma palavra sânscrita, significa avati raksati – aquilo que lhe protege, lhe abençoa. 
É considerado o som mais próximo da palavra divina, e a origem de todas as demais. Segundo o Mandukya Upanishad, OM é aquele que existiu e existirá sempre. 
A sílaba OM é considerada por várias escolas, mestres e tradições o som primordial do Universo. 
Assim, pode-se afirmar que OM é o princípio, meio e fim. É a totalidade."


Imagem do Depósito Santa Mariah.

Festas Juninas



Tão alegres e simples!
Me encantam!
Desta vez. lembro de minha avó Julita. Era ela que inventava fogueiras e tinha fé nos santos de junho...
Lembranças de infância com cheiro, sabor, sentimentos... Tão bom!

Fronhas com croche


Nem sei definir, porque gosto tanto de coisas assim!
Acho que é porque lembram a casa da minha avó Electra. 
Adorava estar lá e aproveitar todo o carinho, atenção e aconchego, que só as casas dos avós conseguem ter.
Máquina de costura, linhas e agulhas, caixas de retalhos! Roupas para as bonecas, bordados... Em cada ponto, a paciência da minha vó.
Saudade boa!

As fotos são do Pinterest.

Frio demais!


A vida tem acontecido em volta da lareira. Chimarrão, assados, música, conversas...
Procuro deixar a casa quentinha e perfumada. Encontrei um aromatizador que tinha adorado, no hotel de Santa Cruz e a Samantha descobriu qual era. Suave, agradável, bom de sentir!
Dias ensolarados, bonitos, mas com um ventinho gelado de cortar! Brrrrr!
Sentimento de gratidão por ter o calor de um "lar".

13.6.16

Dia dos Namorados

Nariz gelado, abraço quentinho, poesia do Ricardo...
"Vejo neste teu sorriso
o que preciso para viver
E nas horas de solidão
é a razão desse querer"

12.6.16

O frio, pela lente dos meus amigos

Via Facebook.
Geada, em Lavras do Sul - Foto Palima.

"Madrugada grande! ❄️"
Donairão, em foto e legenda do Valerinho, meu sobrinho.

Related Posts with Thumbnails