24.6.15

Relógios antigos



Podem se transformar em lindos braceletes!



Envelhecimento


"Precisamos aprender a mudar para o próximo estágio da vida."


"As mulheres têm que superar o envelhecimento. Não dá para dizer que o corpo de uma mulher de idade é tão bonito como o de uma jovem mulher. Não é! Os hormônios não permitem, a pele fica fina, desidratada, etc. Temos de parar de tentar glamurizar a beleza da mulher madura.

O que precisamos é deixar as mulheres jovens dominarem o mundo da beleza e buscar novos papéis para as mulheres mais velhas. Aquelas que são mães ganham poder à medida que a idade avança e encontram novas colocações para si. Precisamos aprender a mudar para o próximo estágio da vida. O que precisamos é criar uma persona para as mulheres na cultura de hoje, e isso tem a ver com desapegar de algo. Senão, elas só têm a perder. Como não há como congelar o processo de envelhecimento, quanto mais as mulheres lutarem contra ele, mais infelizes serão."


22.6.15

“Idade não é pretexto para ninguém ficar velho”


1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. “Idade não é pretexto para ninguém ficar velho”. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador. 

3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica; nem baixinha; seja agradável!

 

5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo 8 copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

 

9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando), falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinha.

12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

 

13 - Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

14 - Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

15 - Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

16 - Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei... Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

 


17 - Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados...

18 - Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

19 - Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

20 - A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.


Texto Ivone Boechat / Imagens Pinterest

Bolinho de chuva com ganache de chocolate

Vi a receita no site da Casa Vogue e achei a combinação perfeita!
Preciso fazer!

Ingredientes

Para o bolinho
• 3 colheres de sopa de vinagre
• 3 colheres de sopa de óleo
• 3 ovos
• 1 xícara de chá de açúcar
• farinha de trigo para dar ponto de enrolar
• 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Para a ganache
• 100 g de chocolate meio amargo
• 100 g de creme de leite fresco

Modo de preparo

• Ferva o creme de leite e acrescente-o no chocolate já picado. Misture e reserve.
• Junte os ingredientes do bolinho e vá acrescentando a farinha de trigo até que consiga fazer rolinhos como se fosse nhoque. Corte os pedacinhos para fazer mini bolinhos.
• Frite-os e passe-os na ganache para comê-los.


Outra receita de ganache, do site Aqui na Cozinha:

Ingredientes
400 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite

Modo de Preparo
Aqueça o creme de leite no fogão ou no micro-ondas, não deixe ferver, mas que fique bem quente. Depois retire do fogo e acrescente o chocolate ralado ou cortado bem pequeno. Misture bem, até dissolver todo o chocolate. Não bata para não aerar a mistura, é só misturar mesmo. Pronto
Observação: Tem gente que prefere derreter o chocolate e só depois misturar o creme de leite, mas acho que assim a gente corre o risco de queimar o chocolate que é muito sensível.

* Tem outra receita de bolinhos, nos comentários.

Que tal, nesse friozinho?



                                                                          Imagem Pinterest

Chocolate Quente Ninho

Ingredientes:
1 litro de leite
1/2 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de Leite Ninho
1 colher de Maizena
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador ( menos a canela).
Levar ao fogo em temperatura média até o líquido engrossar, não deixar ferver.
Servir em xícaras ou canecas.
Polvilhar com canela e chocolate em pó.

Planos

Algumas possibilidades...
Coisas que estou planejando fazer na varanda do Galpão de Lata:








21.6.15

Tardes geladas





"Sol manso, olhar oblíquo dos dias outonais."

Amanda Costa

Piquenique



Se está frio, para fazer piquenique ao ar livre, é só fazer dentro de casa!



Lareira!






Finalmente tenho uma, para chamar de minha!
- "Nossa", né Ricardo? :)
Aquece a casa, é o melhor programa desses dias gelados. 
Em torno dela, tudo acontece...

20.6.15

Geada!


Dias congelantes, em Lavras...
Sobreviver sem lençol elétrico e fogo na lareira, parece impossível!
Ricardo tirou as fotos (19/06/2015).

18.6.15

Turismo

Só que não!
Precisei ir a Dom Pedrito, renovar minha Carteira de Motorista (Não tem Detran, aqui). Aproveitamos e fomos passear, também, em Aceguá.
Adoro!

Cidade tranquila, bonita...
Hotel Alexandre e Restaurante Cumbuca são ótimos!

Comprinhas no Free Shop e numa loja chamada "Balula", no lado brasileiro. 


17.6.15

Encontro de Cuteleiros, Colecionadores e Churrasqueiros

"Encontro, na cidade de Lavras do Sul/RS, nos dias 13/14 de junho, para juntos assarmos um cordeiro (ou tantos quantos necessários) inteiro, em fogo de chão, reunir os amigos que apreciam a boa cutelaria, trocar conhecimentos e acima de tudo confraternizar com aqueles que muitas vezes falamos somente pelas mídias. 
Sejam todos bem vindos!" (Via Facebook)


Dia dos Namorados



"Amar é um exercício diário 
que tem muito mais a ver com flexibilidade, ajustes e amadurecimento 
do que com posturas enrijecidas e inflexíveis ou decisões absolutas. 
Nada é absoluto no amor porque ele é vivo, 
pulsa, vibra e transforma ­ a si, ao outro e ao mundo!"



15.6.15

Família

Há momentos em que sentimos, ainda mais, a importância de estarmos juntos.
Nesses momentos, a presença de uma criança faz toda a diferença: o Kike, com seu olhar curioso e sua alegria, envolveu a todos.

Kike veio conhecer o petiço que ganhou do Vô Donairo.
Aliás, este presente tem uma história: quando o petiço nasceu, lá nas Cordilheiras, o Kike já ainda estava na barriga e o Vô disse que seria seu primeiro presente.

Durante esses anos, enquanto o petiço ia sendo amansado, o pai foi comprando as partes do arreio. Então o Kike ganhou todos estes presentes, de uma única vez! Tudo lindo!

Conversamos, almoçamos juntos, num dia frio, aquecidos pela presença um do outro...

E o Kike aprendeu um monte de coisas e foi acarinhado por todo mundo!

14.6.15

Partilha



Conto a minha vida, partilho experiências, porque acho que alegria, se dividida, é multiplicada. 
E, a tristeza, dividida, diminui de intensidade...

10.6.15

Vida que fica...



"Quando alguém morre, um pouco de nós morre também. 
Mas muito de quem foi continua vivendo em nós."


24/10/1934 - 05/06/2015

"Quando alguém morre, um pouco de nós morre também. Mas muito de quem foi continua vivendo em nós. Como dar vida, em nossas vidas, para quem se foi antes de nós? Não há nada fixo, nada permanente. Tudo que começa inevitavelmente termina. Surgimos do todo, de inúmeras causas, condições, efeitos. Quando terminamos, voltamos ao todo. Lembre-se, porém, de que esse espaço entre o surgir e o desaparecer também é o todo manifesto."

Esta foto foi tirada em 2004.
Minha mãe já estava com depressão.
Foram 12 anos de doença e de tristeza.
Que ela esteja bem, agora. Liberta. Em paz.


No dia 05/06/2015 a Lídia escreveu:

"Tive duas avós de nome Célia Maria Bulcão Teixeira.
Uma delas "foi embora" há 12 anos atrás... Foi uma perda lenta e difícil, com muitas tentativas e sentimentos de impotência diante da presença física que já não abrigava mais o espírito leve, engraçado, criativo e afetivo que havia...
O sorriso e a risada que enchiam a casa, viraram lembrança... As viagens com ela e o Didi Teixeira são as minhas melhores memórias da infância. Perdemos para a depressão e para o destino, que castigou levando mais dois filhos seus. Não teve mais jeito.
Hoje, a outra Célia foi embora. O coração dela cansou de lutar.
Ficam as tantas boas recordações e o orgulho de ter tido essas duas avós que habitaram um mesmo corpo: ambas intensas e fortes, tanto na alegria quanto na dor.
À pessoa que mais me inspirou na vida, minha eterna gratidão."

Mais alguns depoimentos: 


Anna Luiza Teixeira Bulcão, em 06/06/2015:
"As risada, as danças da vassoura enquanto ela tocava sua gaita, lá nos verões das Cordilheiras, ou sua vitrola tocada à manivela, nossas correrias pela frente da casa, nas brincadeiras de pega pega e ela e minha mãe brigando por causa da bagunça, das risadas... Tudo isso e mais um pouco vai continuar na minha memória, na saudade. 
Elas com certeza estão lá, sentadas, tomando seu chimarrão e jogando conversa fora. Essa reunião com certeza já juntou mais gente na roda da conversa. - Bom chimarrão pra vocês. Saudades."
Hélio Teixeira, em 06/06/2015: 
"Quem viu a tia Célia nos últimos tempo não tinha como imaginá-la alegre, amável, festiva, barulhenta, solidária, decidida, amiga e muito positiva - o que ela tinha que dizer não ficava para depois!! 
Ontem repeti: onde tia Célia estava era uma "casa cheia", porque a presença dela era muito marcante. Recordo, com muito gratidão, da presença dela junto à minha mãe, quando perdi um irmão na juventude, era uma visita de ânimo diário. 
Lídia, lá no céu quem chegou é a outra tia Célia, aquela que falas que" foi embora" há 12 anos atrás... E tudo já deve ter mudado por lá!!!"
 Leonor Rodrigues, em 08/06/2015:
"Nada que eu possa te dizer (ou não te dizer) será possível de traduzir o que sinto e o quanto sinto, por ti  por todos vocês, por todos nós que conhecíamos e convivemos com ela, antes que todas as temeridades se configurassem sem piedade sobre uma pessoa que viveu com tanta força, sentimento e presença...
Sim, presença, imensa, tão grande quanto a vida... Era uma força viva...(Tão parecida com o pai - seu Tio Osvaldo), tão "Rodrigues", tão mandona nas manias e pensamentos, tão opiniática, com tanto humor vivo e fino... Tão Célia, como só ela soube ser.
Perenemente. Para sempre. Fica sua presença entre todos nós.
Um grande beijo.
Meu carinho, especial, para Tio Donairo."

Related Posts with Thumbnails