29.4.14

Telúrica


Ir a Lavras e não jantar na Telúrica é simplesmente impensável!
Nessa noite, tomei caipirinha feita pela Renata. Tri boa!

28.4.14

Como foram as "nossas" férias...



Passamos vários dias nas Cordilheiras, no final de abril. O friozinho, começando a chegar, sugeria conversas na frente da lareira, onde as histórias contadas pelo pai e pelos velhos empregados, lá de fora, foram escutadas atentamente, por mim e pelo Ricardo. Muitas risadas, muitas lembranças, alguns silêncios... Até cantei com o S.Reizinho, juro! Músicas do José Mendes! Heheheh!

E teve passeio à cavalo, longas caminhadas pelos arredores da casa, churrascos, no fogo de chão, comida campeira, cafés com bolinho frito...

Os dias passaram de um jeito tão bom e tem sido tão raro poder ficar assim, perto do meu pai sem que ele esteja envolvido em mil problemas, que me senti profundamente feliz e agradecida... Ele me encanta, com sua sabedoria, experiência, jeito de encarar e enfrentar a vida! E sei que ele também gostou, da nossa companhia, o que tornou tudo ainda melhor.

Sensação boa, de "voltar para casa". Realmente me senti tão bem e tão feliz, que queria ficar lá, indefinidamente. O problema é que (ainda) não tem internet!

Deu vontade de ouvir uma música do José Mendes, que tocava muito no nosso "toca-discos", lá fora. Ouça, também, "Última Lembrança", com Joca Martins e Luciano Maia:



"Eu viverei eternamente nos cantares
Dos pobres loucos que dos versos fazem o ninho"

25.4.14

Dias de outono, nas Cordilheiras




Anoitecer





  Fotos tiradas por Ricardo Felix Haas:



                                                    

Quando cai a noite, o fogo aquece o galpão, e o braseiro convida para um churrasco...

                                            Foto tirada pelo Pedro Teixeira.



Cordilheiras





"Vermelho o fogo
vermelho o entardecer
risadas no galpão
e a vista pra se estender.
No rincão das Cordilheiras
o outono faz renascer
esta paisagem de campo
que nos dá sentido pra viver."

 Ricardo Felix Haas
abril/2014




22.4.14

28ª Páscoa da Turma de Lavras





Velhos Amigos
Almir Sater

Velhos Amigos
Quando se encontram
Trocam notícias
E recordações
Bebem cerveja
No bar de costume
E cantam em voz rouca
Antigas canções
Os velhos amigos
Quase nunca se perdem
Se guardam para
Certas ocasiões
Velhos amigos
Só rejuvenescem
Lembrando loucuras
De outros verões
E brindam alegres
Seus vivos e mortos
E acabam a noite
Com novas canções
Conhecem o perigo
Mas fazem de conta
Que o tempo não ronda
Mais seus corações



Páscoa com a Turma.
Lavras do Sul, abril/2014.

Fotos do 27º Encontro aqui: link!

16.4.14

Passeio da escolinha do Kike


Nesse dia descobri que o Henrique não é mais meu bebê.
Cresceu, fez amigos, presta atenção em tudo, é independente...
Amo demais e tenho muito orgulho!



A felicidade é o percurso.

Para guardar

Achei muito interessante, esta entrevista.
Aborda vários temas atuais, sobre medicina, saúde mental e qualidade de vida.

                                                                                                                                       Link

"Por dentro do cérebro"
Com o Dr. Paulo Niemeyer Filho, para a Revista Poder.

Seu pai também era neurocirurgião. Ele o influenciou?
Certamente. Acho que queria ser igual a ele, que era o meu ídolo.

Seu pai trabalhou até os 90 anos. A idade não é um complicador para um neurocirurgião? Ela não tira a destreza das mãos, numa área em que isso é crucial?
A neurocirurgia é muito mais estratégia do que habilidade manual. Cada caso tem um planejamento específico e isso já é a metade do resultado. Você tem de ser um estrategista.

O que é essa inovação tecnológica que as pessoas estão chamando de marcapasso do cérebro?
Tem uma área nova na neurocirurgia chamada neuromodulação, o que popularmente se chama de marcapasso, mas que nós chamamos de estimulação cerebral profunda. O estimulador fica embaixo da pele e são colocados eletrodos no cérebro, para estimular ou inibir o funcionamento de alguma área. Isso começou a ser utilizado para os pacientes de Parkinson. Quando a pessoa tem um tremor que não controla, você bota um eletrodo no ponto que o está provocando, inibe essa área e o tremor pára. Esse procedimento está sendo ampliado para outras doenças. Daqui a um ou dois anos, distúrbios alimentares como obesidade mórbida e anorexia nervosa vão ser tratados com um estimulador cerebral. Porque não são doenças do estômago, e sim da cabeça.

O que se conhece do cérebro humano?
Hoje você tem os exames de ressonância magnética, em que consegue ver a ativação das áreas cerebrais, e cada vez mais o cérebro vem sendo desvendado.

Existe uma discussão entre psicanalistas e psiquiatras, na qual os primeiros apostam na melhora por meio da investigação da subjetividade, e os últimos acreditam que boa parte dos problemas psíquicos se resolve com remédios.. Qual é sua opinião?
Há casos de depressão que são causados por tumores cerebrais: você opera e o doente fica bem. Há casos de depressão que são causados por deficiência química: você repõe a química que está faltando e a pessoa fica bem. Numa época em que se fazia psicocirurgia existiam doentes que ficavam trancados num quarto escuro e quando faziam a cirurgia se livravam da depressão e nunca mais tomavam remédio. E há os casos que são puramente psíquicos, emocionais, que não têm nenhuma indicação de tomar remédio.

Já existe alguma evolução na neurologia por causa das células-tronco?
Muito pouco. O que acontece com as células-tronco é que você não sabe ainda como controlar. Por exemplo: o paciente tem um déficit motor, uma paralisia, então você injeta lá uma célula-tronco, mas não consegue ter certeza de que ela vai se transformar numa célula que faz o movimento. Ela pode se transformar em outra coisa, você não tem o controle, ainda.

Existe alguma coisa que se possa fazer para o cérebro funcionar melhor?
Você tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, com a autoestima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter motivação. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a autoestima no ponto.

Cabeça tem a ver com alma?
Eu acho que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo.

O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?
Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral.
Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.

Você acha que a vida moderna atrapalha?
Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?
O exagero. Na bebida, nas drogas, na comida. O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra. É muito difícil um cérebro muito bem num corpo muito maltratado, e vice-versa.

Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?
Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?
Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem de saúde, de aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha, não é?

Você não vê contraindicações na manipulação dos processos naturais da vida?
O que é perigoso nesse progresso todo é que, assim como vai criar novas soluções, ele também trará novos problemas. Com a genética, por exemplo, você vai fazer um exame de sangue e o resultado vai dizer que você tem 70% de chance de ter um câncer de mama. Mas 70% não querem dizer que você vai ter, até porque aquilo é uma tendência. Desenvolver depende do meio em que você vive, se fuma, de muitos outros fatores que interferem. Isso vai criar um certo pânico. E, além do mais, pode criar problemas, como a companhia de seguros exigir um exame genético para saber as suas tendências. Nós vamos ter problemas daqui para frente que serão éticos, morais, comportamentais, relacionados a esse conhecimento que vem por aí, e eu acho que vai ser um período muito rico de debates.

Você acredita que na hora em que as pessoas puderem decidir geneticamente a sua hereditariedade e todo mundo tiver filhos fortes e lindos, os valores da sociedade vão se inverter e, em vez do belo, as qualidades serão se a pessoa é inteligente, se é culta, o que pensa?
Mas aí você vai poder escolher isso também. Esse vai ser o problema: todo mundo vai ser inteligente. Isso vai tirar um pouco do romantismo e da graça da vida. Pelo menos diante do que a gente está acostumado. Acho que a vida vai ficar um pouco dura demais, sob certos aspectos. Mas, por outro lado, vai trazer curas e conforto.

Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?
O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Já aconteceu de você recomendar um procedimento e a pessoa não querer fazer?
A gente recomenda, mas nunca pode forçar. Uma coisa é a ciência, e outra é a medicina. A pessoa, para se sentir viva, tem de ter um mínimo de qualidade. Estar vivo não é só estar respirando. A vida é um conjunto. Há doentes que preferem abreviar a vida em função de ter uma qualidade melhor. De que adianta ficar ali, só para dizer que está vivo, se o sujeito perde todas as suas referências, suas riquezas emocionais, psíquicas. É muito difícil, a gente tem de respeitar muito.É talvez esse respeito que esteja faltando. A Ética e a Moral devem voltar as salas de aula, desde a mais tenra idade.

Como é o seu dia a dia?
Eu opero de segunda a sábado de manhã, e de tarde atendo no consultório. Na Santa Casa, que é o meu xodó, nós temos 50 leitos, só para pessoas pobres. Eu opero lá duas vezes por semana. E, nos outros dias, na Clínica São Vicente. O que a gente mais opera são os aneurismas cerebrais e os tumores. Então, é adrenalina todo dia. Sem ela a gente desanima e o cérebro funciona mal. (risos)

Você é workaholic?
Não é que eu trabalhe muito, a minha vida é aquilo. Quando viajo, fico entediado. Depois de alguns dias, quero voltar. Você perde a sua referência, está acostumado com aquela pressão, aquele elástico esticado. E como eu disse o cérebro se adapta, se habitua.

Como você lida com a impotência quando não consegue salvar um paciente?
É evidente que depois de alguns anos, a gente aprende a se defender. Mas perder um doente faz mal a um cirurgião. Se acontece, eu paro com o grupo para discutir o que se passou, o que poderia ter sido melhor, onde foi a dificuldade. Não é uma coisa pela qual a gente passe batido. Se o cirurgião acha banal perder um paciente é porque alguma coisa não está bem com ele mesmo.

Como você lida com as famílias dos seus pacientes?
Essa relação é muito importante. As famílias vão dar tranquilidade e confiança para fazer o que deve ser feito. Não basta o doente confiar no médico. O médico também tem de confiar no doente. E na família. Se é uma família que cria caso, que é brigada entre si, dividida, o cirurgião já não tem a mesma segurança de fazer o que deve ser feito. Muitas vezes o doente não tem como opinar, está anestesiado e no meio de uma cirurgia você encontra uma situação inesperada e tem de decidir por ele. Se tem certeza de que ele está fechado com você, a decisão é fácil. Mas se o doente é uma pessoa em quem você não confia, você fica inseguro de tomar certas decisões. É uma relação bilateral, como num casamento. Um doente que você opera é uma relação para o resto da vida.

Você acredita em Deus?
Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando você acaba de operar, vai até a família e diz: "Ele está salvo". Aí, a família olha pra você e diz: "Graças a Deus!". Então, a gente acredita que não fomos apenas nós. É uma verdade.

Como você relaxa?
Estudando. A coisa que mais gosto de fazer é ler. Sábado e domingo, depois do almoço, gosto de sentar e ler, ficar sozinho em silêncio absoluto. A outra forma, é ouvindo música bem baixinho.

E o que gosta de ler e de ouvir?
Sobre medicina, história, ou filosofia. Agora estou lendo um livro antigo, chamado Bandeirantes e Pioneiros, do Vianna Moog, no qual ele compara a colonização dos Estados Unidos com a do Brasil. E discute por que os Estados Unidos, com 100 anos a menos que o Brasil, tiveram um enriquecimento e um progresso tão rápidos. Por que um país se desenvolveu em progressão geométrica e o outro em progressão aritmética. Já na música, varia bastante, mas a clássica me relaxa bastante.

Simplicidade...



15.4.14

Isso é sabedoria

Não deixe de ler:
" 30 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo"

 

1. Pare de perder tempo com as pessoas erradas
A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que sugam a sua alegria para fora de você. Se alguém quer você em sua vida, eles vão criar espaço para você. Você não deveria ter que lutar por um lugar. Nunca, jamais insista em aparecer diante de alguém que subestima o seu valor. E lembre-se, seus verdadeiros amigos não são as pessoas que estão ao seu lado quando você está vivendo seus melhores dias, mas sim aqueles que permanecem mesmo nos piores momentos.

2. Pare de fugir dos seus problemas
Encare-os de frente. Não, não vai ser fácil. Não há ninguém no mundo capaz de sair ileso de cada pancada que leve. Não é esperado que estejamos aptos a imediatamente resolver quaisquer problemas. Simplesmente não somos feitos desta forma. Na verdade, somos feitos para nos irritarmos, nos entristecermos, nos machucarmos, tropeçarmos e cairmos. E é por isto ser a razão mesma de viver – encarar problemas, aprender, se adaptar, e resolvê-los ao longo do tempo. Isso é o que efetivamente nos molda na pessoa que nos tornamos.

3. Pare de mentir para si mesmo
Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não consegue mentir para si mesmo. Nossas vidas melhoram apenas quando arriscamos encarar as oportunidades, e a primeira e mais dificil oportunidade que podemos encarar é sermos honestos conosco mesmos.

4. Pare de colocar as suas necessidades em segundo plano
A coisa mais dolorosa é perder-se de si mesmo no processo de “amar” alguém demais, e esquecer de que você é especial, também. Sim, ajude aos outros; Mas ajude-se também. Se existe um momento para correr atrás de sua paixão e fazer algo que realmente importa para você mesmo,este momento é agora.

5. Pare de tentar ser alguém que você não é
Um dos maiores desafios na vida é ser você mesmo em um mundo que tenta fazê-lo igual a todos os outros. Alguém sempre vai ser mais bonito, alguém sempre será mais esperto, alguém sempre será mais jovem, mas eles jamais serão você. Não mude para que os outros passem a gostar de você. Seja você mesmo e as pessoas certas vão amar quem você é de verdade.

6. Pare de se apegar ao passado
Você não pode iniciar o próximo capítulo da sua vida se você continua relendo o anterior.

7. Pare de ter medo de cometer erros
Fazer algo e falhar é ao menos dez vezes mais produtivo do que não fazer nada. Todo sucesso deixa uma trilha de falhas atrás de si, e cada falha é um passo rumo ao sucesso. Você acaba se arrependendo muito mais das coisas que NÃO fez, do que daquelas que fez.

8. Pare de se reprender por velhos tropeços
Nós podemos amar a pessoa errada e chorar sobre as coisas erradas, mas não importa o quão erradas as coisas se tornem, uma coisa é certa, os enganos nos ajudam encontrar a pessoa e as coisas que são certas para nós. Todos cometemos enganos, temos tropeços e mesmo nos arrependemos das coisas em nosso passado. Mas você não é seus enganos, nem seus tropeços, e você está aqui AGORA com o poder de definir o seu dia e o seu futuro. Toda e cada coisa que aconteceu na sua vida está te preparando para um momento que ainda virá.

9. Pare de tentar comprar felicidade
Muitas das coisas que desejamos são caras. Mas a verdade é que, as coisas que realmente nos satisfazem, são totalmente grátis – amor, risadas e trabalhar naquilo que nos apaixona.

10. Pare de procurar a felicidade exclusivamente nos outros
Se você não está feliz com quem você é por dentro, você tampouco será feliz em um relacionamento de longo prazo com quem quer que seja. Você precisa criar estabilidade na própria vida em primeiro lugar, antes que possa compartilhá-la com mais alguém.

 

11. Pare de ficar ocioso
Não pense demais ou você criará um problema que nem existia, para começar. Avalie as situações e tome ações decisivas. Você não pode mudar o que se recusa a encarar. Progredir envolve assumir riscos. Ponto! Você não pode andar até a segunda base e manter o seu pé ainda na primeira.

12. Pare de pensar que você não está pronto
Ninguém realmente se sente 100% pronto quando uma oportunidade aparece. E isto acontece porque as mais grandiosas oportunidades na vida nos forçam a crescer além das nossas zonas de conforto, o que significa que não estaremos totalmente confortáveis, no início. 

13. Pare de se envolver em relacionamentos pelas razões erradas
Relacionamentos devem ser escolhidos com sabedoria. É melhor estar só do que em má companhia. Não há necessidade de pressa. Se alguma coisa deve ser, ela acontecerá – no seu tempo certo, com a pessoa certa e pela melhor das razões. Se apaixone quando estiver pronto, não quando estiver solitário.

14. Pare de rejeitar novas relações por que as antigas não funcionaram
Na vida você perceberá que existe um propósito em conhecer cada pessoa que você conhece. Alguns testarão você, outros te usarão, e outros te ensinarão. Mas, o que é mais importante, alguns despertarão o que há de melhor em você.

15. Pare de tentar competir com todo mundo
Não se preocupe com o que os outros fazem melhor do que você. Concentre-se em bater os seus próprios recordes todos os dias. O sucesso é uma batalha travada apenas entre VOCÊ e VOCÊ MESMO.

16. Pare de ter inveja dos outros
A inveja é a arte de contar as bençãos alheias, ao invés das próprias. Se pergunte o seguinte: “O que é que eu tenho que todas as outras pessoas desejam?”

17. Pare de reclamar e sentir pena de si mesmo
As “bolas com efeito” da vida são jogadas por um motivo – para mudar o seu caminho numa direção que se destina a você. Você pode não ver ou entender tudo no momento em que isto acontece, e pode ser difícil. Mas pense naquelas “bolas curvas” negativas que foram jogadas para você no passado. Você frequentemente perceberá que no final elas te levaram a melhores lugares, pessoas, estados de espírito, ou situações. Então sorria! Deixe todos saberem que hoje você é mais forte do que era ontem, e então você será.

18. Pare de guardar rancor
Não viva a sua vida com ódio no coração. Você acabará machucando a si próprio muito mais do que as pessoas que você odeia. Perdoar não é dizer “o que você fez de errado comigo não tem importância”, é dizer “eu não vou permitir que o que você fez comigo seja a ruína eterna da minha felicidade”. Perdoar é a resposta… desapegue, encontre paz e liberte-se! E lembre-se, o perdão não é apenas para as outras pessoas, é para si mesmo também. E você deve perdoar-se, seguir em frente e tentar fazer melhor na próxima vez.

19. Pare de deixar os outros te rebaixarem ao nível deles
Recuse-se em baixar os seus padrões de qualidade para acomodar aqueles que se recusam a elevar os deles.

20. Pare de perder tempo se explicando aos outros
De toda forma, seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar. Apenas faça o que seu coração aponta como o caminho certo.

 

21. Pare de fazer as mesmas coisas de novo e de novo sem uma pausa
A hora certa de respirar profundamente é quando você não tem tempo pra isso. Se você continuar insistindo no que está fazendo, você vai continuar obtendo o mesmo resultado. Às vezes, você precisa se distanciar um pouco para ver as coisas mais claramente.

22. Pare de negligenciar a beleza dos pequenos momentos
Aproveite as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e descobrir que elas eram as grandes coisas. A melhor porção da sua vida será composta dos pequenos e inomináveis momentos que você passa sorrindo junto de alguém importante pra você.

23. Pare de tentar alcançar a perfeição
O mundo real não recompensa o perfeccionismo, ele recompensa as pessoas que conseguem fazer as coisas.

24. Pare de seguir o caminho do menor esforço
A vida não é fácil, especialmente quando você planeja alcançar algo de valor. Não pegue o caminho mais fácil. Faça algo extraordinário.

25. Pare de agir como se tudo estivesse bem, quando não está
É perfeitamente normal desmoronar por um breve período. Você nem sempre precisa fingir que é o mais forte, nem constantemente tentar provar que tudo está indo bem. Você tampouco deveria se preocupar com o que os outros pensam – chore se precisar – é saudável colocar suas lágrimas para fora. Quanto mais cedo você o fizer, mais cedo você estará apto a sorrir genuinamente de novo.

26. Pare de culpar os outros pelos seus próprios problemas
A dimensão com que você conseguirá realizar seus sonhos depende da dimensão com que você assume responsabilidade pela própria vida. Quando você culpa os outros pelo que você está passando, você nega responsabilidade – você dá aos outros poder sobre aquela parte da sua vida.

27. Pare de tentar ser tudo para todos
Alcançar isto é impossível, e tentar apenas te levará ao esgotamento. Mas fazer uma pessoa sorrir PODE mudar o mundo. Talvez não todo o mundo, mas o mundo dela. Então estreite o seu foco.

28. Pare de se preocupar demais
A preocupação não removerá os obstáculos do amanhã, mas removerá as delícias do dia de hoje. Um modo de verificar se algo vale o esforço de super ponderar a respeito é se fazer a seguinte pergunta: “Isso importará daqui a um ano? Três anos? Cinco anos?” Se não, então não é nada que valha o esforço de preocupar-se.

29. Pare de focar naquilo que você não quer que aconteça
Foque naquilo que você quer que aconteça. Pensamento positivo está na dianteira de todo grande história de sucesso. Se você acordar toda manhã com o pensamento de que algo maravilhoso acontecerá na sua vida hoje, e você prestar muita atenção, você com frequência descobrirá que tem razão.

30. Pare de ser ingrato
Não importa o quão bom ou o quão ruins as coisas estejam, acorde todo dia grato pela sua vida. Alguém em algum lugar está desesperadamente lutando pela própria vida. Ao invés de pensar naquilo que falta, tente pensar em tudo aquilo que você já tem e que quase todo mundo sente falta.

 

Nosso primeiro ano

"...fui feliz, se não me engano." (Leminski)


14.4.14

Aniversário do Gujo

No dia do aniversário do Gujo, quis postar, aqui, uma música que me encanta e me transporta para um lugar mágico, de sentimentos que sempre observei, nas pessoas que mais amo e que tem a alma gaúcha... 
Lendo suas poesias, muitas lembranças me surgem. Elas descrevem um universo que sempre esteve dentro de mim, mas que ficou no passado. Me vem a saudade do campo, da minha infância, lá fora, do abraço do meu irmão (que era seu grande admirador!), dos meus pais, tão jovens e bonitos, saindo à cavalo, para o campo... 
Os sons da campanha, suas cores, o gado, o chimarrão... Reconheço tudo isso, nas músicas do Gujo, por isso minha mais profunda gratidão. E admiração, por este grande poeta!
Pra ele, meus melhores desejos de felicidade, amor e muita inspiração, sempre!

Resto de Fronteira
Com Gustavo Teixeira





Ponteou de sol tarde linda
Pras bandas do Camaquã
Depois da manga de chuva
Que se formou de manhã
Ficaram as nuvens esparsas
E a revoada de garças
Pros lados da Tarumã
Pros lados da Tarumã

Sobrou barro nas mangueiras
Depois de apartar terneiros
Pra um bico de um joão-de-barro
Erguer seu rancho de obreiro
Sobrou tempo pra um anseio
Depois de esporas e arreios
Pra um mate entre parceiros
Pra um mate entre parceiros

Baios de lombo lavado
Retoçando a gadaria
No pasto verdeando o viço
Lá na invernada de cria
E a tarde a empessar querência
Como se bebesse a essência
Das barras do fim do dia
O limite do meu mundo
Ganhou a sombra da figueira
Que debruçou-se copada
Até o moirão da porteira
Parece que se renasce
Como se o pago iniciasse
Neste resto de fronteira
Neste resto de fronteira

E a noite falqueja estrelas
Com neguaças de um palheiro
Que fogem por entre a quincha
Pra bordar o céu inteiro
Levam junto a solidão
E as memórias de um galpão
Co'a alma deste campeiro
Co'a alma deste campeiro


E assim tranqueia meu dia
Nesta campanha estendida
Entre galpão e invernadas
Entre mateadas e lidas
Com o "permisso" das palavras
Cá neste rincão de Lavras
Se sente o gosto da vida
Se sente o gosto da vida






12.4.14

Laranja&Rosa




Gosto de ter esta combinação, em casa, mas, como é bem pessoal, restrinjo ao meu quarto...

Em preto&branco ♥




 



Steve Mcqueen e Neile Adams foram casados de 1956 a 1972. 
Achei as fotos tão interessantes que não consegui escolher apenas uma...


10.4.14

Idade cronológica


"Não me preocupo com minha idade cronológica, se pra mim, a lógica está no passar do tempo da alma e na juventude que o espírito preserva.
    Não gosto de estar no banco de reserva, quero meter a cara, fazer por onde, perder o jeito, falar besteira, voltar atrás, recomeçar se preciso for."

Lilian Vereza


Eu tenho pensado muito nessas questões: idade, rugas, cabelos brancos, menopausa... Não porque esteja sofrendo, com elas - até agora tudo tem me parecido fácil de lidar, me sinto melhor do que sempre me senti e não trocaria meus 55 anos por nenhuma outra idade. 

Muitas coisas pesam, sim, mas mais por pressão externa do que por sentimentos genuínos, de que envelhecer seja uma coisa ruim, por si só. Acontece que não quero que pesem, além da conta.

Então me identifiquei, com a frase, acima. Quero preservar a juventude do espírito e manter a coragem de enfrentar a vida, se possível, com leveza e alegria. Sinto uma gratidão imensa por tantas coisas boas que tenho, em minhas mãos, ou ao meu alcance, mil possibilidades, muita coisa para aprender e descobrir.

Acordo, todo dia, cheia de expectativas e, ao mesmo tempo, sem a ansiedade de que coisas grandiosas precisem acontecer. Aprendi a felicidade cotidiana, a autocomplacência, a calma,  a espera do que está por vir. Me aceito mais, me entendo mais, me perdoo mais, me permito mais e, por tudo isso, me divirto mais, me alegro mais, rio mais e me estresso menos.

Bom olhar mais para fora, do que para o meu próprio umbigo. Tanta coisa bonita para me deslumbrar e eu vou ficar olhando minhas rugas, na frente do espelho? Nunquinha! Aliás, nesse momento vou me olhar no espelho para passar um rímel, uma escova no cabelo, pegar a minha bolsa e botar o pé na rua! Nada justifica complicar a vida. Quero mais é descomplicar!

Relacionamentos



"São muito raros os relacionamentos, mesmo dentre aqueles em que existe grande proximidade, em que reina e floresce uma genuína intimidade.
Duas pessoas podem se considerar íntimas quando se sentem confortáveis para compartilhar livremente o passado, suas vivências e pensamentos.
Uma condição essencial para que se consiga compartilhar qualquer tipo de intimidade é que as duas pessoas não tendam a fazer julgamentos.
As pessoas que julgam ou catalogam rapidamente as outras costumam intimidar os interlocutores e subtrair deles a liberdade de se expressar.
A intimidade depende basicamente de uma postura compreensiva e empática: a cada confidência convém reagir contando algo de si e semelhante.
A intimidade compartilhada define as verdadeiras e profundas relações de amizade: são elos raros, bem diferentes das relações sociais usuais."

Flávio Gikovate

"É preciso amar o inútil. Criar pombos sem pensar em comê-los, plantar roseiras sem pensar em colher rosas, escrever sem pensar em publicar, fazer coisas assim, sem esperar nada em troca. A distância mais curta entre dois pontos pode ser a linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas da vida."

Lygia Fagundes Telles
Related Posts with Thumbnails