29.5.13

Autoconhecimento



“Paradoxalmente, o autoconhecimento não se dá sozinho, fora do encontro.
Eu não me fecho para me conhecer, eu entro em relação para me conhecer.
Eu me conheço através dos outros, através dos acontecimentos à minha volta.”

Homem na cozinha

Link!

Quem resiste?

Sabor da Terra



Delícias de Lavras: "Sabor da Terra", de Regina Carvalho!
Foto da Daniele Moreira.
Amo muito tudo isso!

23.5.13

Paisagem do sul




"Colônia Nova (distrito de Aceguá) - RS.
Fim de tarde. #FotoOriginal #SemFiltro"
Por Augusto La-Rocca

Programa "Um Gordo na Cozinha"



Quem acompanhou minhas postagens sobre a Ovinofest, em Lavras do Sul, 
vai gostar de assistir este vídeo.

19.5.13

Sobre a maternidade

"Filhos ouvem o que eu estou sentindo, não o que estou falando, qualquer criança faz isso com um adulto." (Ana Thomaz)


O que aprendi com a desescolarização | Ana Thomaz from O Lugar on Vimeo.

"Desescolarização" não é bem o tema desse vídeo. Ana Thomaz nos leva a um percurso de uma hora sobre as possibilidades de aproveitar a educação dos filhos para se desenvolver, se trabalhar, crescer.
Ana Thomaz é educadora, ex-bailarina e professora da técnica Alexander (com formação no Alexander Technique Studio, em Londres). Trabalha há mais de 15 anos ajudando pessoas a viver com o corpo inteiro. É mãe de três pessoas e oferece cursos de educação ativa para pais e professores por todo o Brasil."

Descobri esse vídeo lendo “O que aprendi com a desescolarização” / Ana Thomaz, por Gustavo Gitti.
Não deixem de assistir!

E, com o frio, muitas comidinhas!



Nesse final de semana, a Lídia e a Nicole se superaram:
Bolo de Cenoura no sábado e Batata Recheada com Brócolis no domingo.
Eu me encarrego de fotografar e de... comer!

Chegou o frio em Satolep


"Finaleira do sol em gêmeos"

Amanda Costa faz poesia, ao falar nos astros e suas misteriosas influências:




"Remoto mar... A mesma onda, antes-agora-depois.
Jornada espiral, ronda de respirações.
Ir e voltar, cheio e vazio, faces do mesmo, sucessão de noites e dias no giro da existências, 
grande baile. 
Lua que não se via agora parece voltar e se mostra em máscara Crescente. 
Acústica relembrança, o encantamento das cirandas, sabedoria das crianças
 redimensionando o tempo e o espaço.
Mercúrio, intermédio de todas as alquimias, passageiro de todas as pontes, fluidor dos cruzamentos, encruzilhadas e arauto de todas as idades ingressa em Gêmeos. 
Trança destinos, prosas, ilumina a lógica e a reverte, recolhe versos e reversa. 
Dá forma às ideias das gentes e as aproxima por linguagem.
Todas as vozes em uma voz, equilibra em entrelinhas palavras de ar, 
volátil pensamento e voa vento.
A mesma onda. 
Para a escuta afinada, cada pulsar é poesia."

18.5.13

Há luz





"No momento em que a nossa própria companhia nos faz felizes, a necessidade do outro muda de foco: não precisamos ter alguém para sobreviver. Precisamos ter alguém para sentir prazer. Apenas isso.
Deixa de ser respiração boca-a-boca para se tornar beijo. E, aí, é uma delícia..."

(Da série "conversinhas no MSN"...)




Antes só...




(...) "Pois então é preciso que eu te pergunte:
Você é livre para vivenciar gostosamente a própria Solidão — se quiser — ou tem sempre que reparti-la com alguém?
O direito à solidão e a capacidade de exercê-lo plenamente são, para mim, mais importantes do que a solidão em si. Entretanto, quando eu falo em solidão me refiro, mais apropriadamente, à solitude — que é algo muito além do que apenas estar sozinho.
Aliás, eu adoro companhia! Mas tem que ser companhia inteligente, libertária, excitante, criativa e, preferencialmente, sensual. Aqueles que não têm sensualidade transbordante não inspiram o meu tempo.
Bom ressaltar que isso não significa — de forma alguma! — que tem que haver sempre sexo entre nós. Acontece que as pessoas sensuais têm um estilo de vida mais agradável. São pessoas mais gostosas. E se são sensuais (além de libertárias, criativas, excitantes, etc.) é porque já se libertaram de uma série de outras amarras e preconceitos que costumam deixar as pessoas tristes, chatas, ranzinzas...
E a vida é muito curta para que a gente a desperdice assim, à toa.
Companhias humanas inteligentes, criativas, libertárias — sempre são deliciosas."


Edson Marques

Sentimento correspondido



"Nossa vida é tão curta e potencialmente tão bonita que não merece ser gasta com quem não nos dá bola. Acreditar em amor não é correr atrás de paixões impossíveis. É procurar aquilo que faz sentido – sentimento correspondido, festejado, que, em vez de ocupar a nossa mente como doença, ocupa os nossos dias como prazer, romance e companheirismo."

Do Ivan Martins. Texto completo aqui.












"Apagar-me
 
diluir-me 
desmanchar-me 
até que depois 
de mim 
de nós 
de tudo 
não reste mais 
que o charme."


- Leminski

16.5.13

Inverno é bom para...



-manter a casa aquecida e colorida - usar edredom fofinho - 
- bebidinhas & comidinhas deliciosas - 
- mantas e roupas de lã - lagartear, comendo bergamotas - namorar - 

(Não necessariamente nessa ordem...)

15.5.13

Jantinhas


Tenho saído menos desde que maio começou, mas, sempre que isso acontece, é muito bom.
Ultimamente, em Pelotas, aumentaram as opções de lugares onde se pode bater papo, jantar e curtir uma boa música ao vivo.
Nas fotos, Matinho Parrila e Mosa, dois lugares ótimos! E a Graça, companhia maravilhosa!
Serafim chegou e jantou conosco.

Mas jantar em casa também é muito bom: a Mika veio de São Paulo, então marcamos uma jantinha com ela e a Nicole, aqui em casa! O Kike adorou e não queria que fossem embora!

Meu "Dia das Mães"

Constatando meus filhos maduros, realizando seus projetos de vida, inquietos, queridos...
Então me senti feliz e agradecida.
Fiz a minha parte, do melhor jeito que pude. Agora é tudo com eles.
Fico na torcida, com todo o meu amor!


Kika, uma mãe dedicada e amorosa... Se divide entre a faculdade e os cuidados com o Kike e faz isso muito bem. Vida de mãe não é fácil!


Dude me fez chorar, como há muito tempo eu não chorava! Mandou essa foto com a seguinte legenda: "No dia das mães, foi o melhor q deu pra fazer a 15 mil km de distância! Beijo!" — em Bremen, Alemanha.

Apresentação do Kike, no Dia das Mães

Fico encantada, emocionada, com vontade de chorar, vendo o Kike se apresentar com os coleguinhas!
Como pode ser tão lindo??


Brincou, agitou, correu, até ficar exausto e querer colo da mamãe...

Ensaio na escolinha.

5.5.13

Ovinofest - por Danilo Ucha




Impressões sobre a 1ª Ovinofest pelo seu Patrono, Danilo Ucha, a quem agradeço ter autorizado a sua transcrição, aqui:

"Apesar da “maldição do padre” contada pela lenda que nasceu lá pelos idos de 1848, quando o pároco teria sido expulso da cidade porque teria aplicado um golpe num garimpeiro e ficado com o ouro que ele destinava como herança dos filhos – “Lavras jamais haverá de progredir” -, a cidade Lavras do Sul, no sudoeste do Rio Grande do Sul mantém-se como centro produtivo agropastoril. Há décadas a mineração do ouro deixou de ser explorada, muito embora existam pesquisas indicando grandes jazidas de minério, como calcário e talco, localizadas no interior do município. Hoje, sua riqueza está na pecuária e na produção de soja, arroz, trigo, fruticultura, azeitonas e ovinocultura, com um rebanho de quase 144 ovinos.

Um dos municípios gaúchos com o ambiente natural mais preservado, Lavras do Sul, resolveu apostar na ovinocultura e no turismo, sem abandonar as demais atividades, como fonte suplementar de desenvolvimento de sua economia agropastoril. O primeiro passo para atrair visitantes foi a criação do Ovinofest, cuja primeira edição, entre os dias 26 e 28 de abril, já atraiu muitos visitantes para a cidade, cujas pousadas – mais de 200 leitos - ficaram lotadas e fazendas tiveram que acomodar pessoas. 

Houve apresentação de artesanato, mostra de cutelaria e de vinhos da Serra do Sudeste e da Campanha, apresentações de chefes de cozinha, em oficinas de culinária, e de cortes de carne ovina, com Marcelo Bolinha, desfile de moda, e o ponto alto, um concurso com 11 trios, inclusive mulheres, disputando qual faria o melhor churrasco de carne de cordeiros de 8 meses. O fogo começou a ser aceso às 7h de domingo e, às 11h30min, a carne deveria estar pronta. Todos se saíram muito bem, dando grande trabalho aos jurados, entre os quais este bloguista, e os chefes de cozinha Mateus Santos e Roberto Vianna.


 

Tive a honra de ser escolhido Patrono da 1ª Ovinofest e, no jantar de sábado, a Prefeitura e o Sindicato Rural fizeram uma homenagem, entregando-me um troféu pelo meu trabalho em defesa da ovinocultura. O chefe de cozinha José Luiz – Um Gordo na Cozinha, da TV Band – também me homenageou, entregando um conjunto de facas de cozinha de sua grife. O show foi de Gujo Teixeira e Luciano Maia, que lançaram o CD Cordeona-me. Aproveitei para autografar o livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro.


Na sexta-feira e no sábado, todos os almoços e jantares foram com pratos elaborados com carne de cordeiro. No jantar do dia 26, comemos espetinhos de cordeiro à grega, paleta à milanesa e coração da paleta ao molho madeira, com arroz, saladas e outros acompanhamentos; no almoço do dia 27, envoltini de costela recheada, pirão de espinhaço e entrecot de cordeiro em crosta de queijo; ao jantar, pernil de cordeiro a parmigiana, picanha ao molho de vinho e bisteca com cogumelos. O almoço do dia 28 foi com o churrasco do concurso de melhor churrasqueio e carreteiro de cordeiro elaborado pelo pessoal do Instituto Riograndense do Arroz. As sobremesas, além dos doces artesanais da região, sempre tinham arroz de leite.



Os vencedores do concurso de melhor churrasco com carne de cordeiro, anunciados durante o almoço, quando se comeu a carne assada por todos, foram: Melhor costela: Turma de Lavras; Melhor paleta: Os primos; Melhor quarto: Os primos. Campeão Geral: Os primos. O grupo Os primos foi formado por Bruno, Ramiro e Mário Abascal, a Turma de Lavras, por João Batista, Carlos Wagner (Waguinho) e Jacinto.

Os cordeiros, todos da mesma raças, todos com 8 meses, abatidos ao mesmo tempo, foram oferecidos pelo Frigorífico Costa, instalado em Lavras do Sul mesmo. Apesar de parelhos, cada animal tinha um peso diferente e, por isso, houve sorteio no momento da distribuição para os assadores. Cada trio teve um lugar designado, recebeu lenha e espeto de pau, feitos com vassoura vermelha, e pode usar os temperos de sua preferência e salgar da maneira que gosta.



Aliás. Como jurado, faço uma sugestão aos organizadores para a próxima edição – o prefeito Borges garantiu que repetirá o Ovinofest em 2014: criar duas modalidades, uma só com sal (salmoura, grosso ou fino), outra com temperos à vontade. Assim como foi feito, com liberdade de uso de temperos numa modalidade só, ficou muito difícil julgar quanto ao sabor. Conforme o regulamento, os jurados tiveram que observar desde a maneira de começar o fogo, o uso da lenha e das brasas, os cortes e o espetar das carnes, a conduta e a indumentária dos assadores, as facas que usavam.



O evento ocorreu no Parque do Sindicato Rural, localizado a cinco minutos do centro da cidade, na saída para o Ibaré, e que é modelo e referência na região da Campanha. Paralelamente, houve apresentações de ovinos, de cavalos crioulos e de cães Border Collie e um remate no local específico, o primeiro do Rio Grande do Sul a ter climatização. Os churrascos foram feitos sob frondosas árvores. O trio de moças que participou do concurso de churrasco aproveitava para jogar truco enquanto a carne assava. Bebeu-se cerveja, com moderação, sem exageros e sem incidentes, como disse o Madeira, juiz do concurso, e muito chimarrão.

Algumas das muitas decisões após a festa: buscar o selo do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para o frigorífico local vender carne de cordeiro a todo o país e até exportar; criar uma marca para o cordeiro lavrense e criar a Associação dos Ovinocultores de Lavras do Sul. O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, e o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) compareceram ao Ovinofest e contribuíram com opiniões, palpites e sugestão para aprimoramento dos rebanhos e crescimento da economia ligada à ovinocultura.

O chef Roberto Vianna, que também é um especialista em cutelaria, levou vários companheiros da Associação Gaúcha de Cutelaria, que fizeram uma exposição de suas facas, algumas antigas, com história e lenda, outras novas, da produção de cada um. Belas facas foram apresentadas aos lavrenses e visitantes, que adquiriram muitas delas.


 

No espaço destinado às palestras e oficinas, houve mostra de artesanato em lã, presença de vinícolas da Serra do Sudeste e da Campanha e três estandes de empresas vendendo carne de cordeiro embalada, lingüiças, rins, língua e coração. Também foi interessante que as oficinas de culinária com carne de cordeiro, para as quais havia, em média, 50 vagas, estiveram sempre lotadas, com gente acompanhando as explicações dos chefes de cozinha em pé.

Estão de parabéns o prefeito Alfredo Borges, que quer desenvolver o turismo e a ovinocultura em Lavras do Sul; o Francisco Abascal, presidente do Sindicato Rural, que abraçou a idéia de começar com carne de cordeiro; o Dilermando Barros, coordenador do Núcleo de Ovinos; o Henrique Borges, da Futura.rs Comunicação e Marketing, que montou o evento, e todos os lavrenses que dele participaram, dando sua contribuição para a realização de uma festa bem organizada. A Dani Moreira, fotógrafa e assessora de comunicação da Prefeitura, foi incansável no apoio à festa, bem como sua companheira Tati.

O chef José Luiz, que faz o programa de tevê Um Gordo na Cozinha, BandTV, gravou várias cenas para sua programação."




Texto de Danilo Ucha, na íntegra, aqui: link.
Fotografias de Nina Boeira e Daniele Moreira.

Ovinofest - Oficinas de Culinária



Chef Mateus Santos, ensinando a fazer "Entrecot de Cordeiro confitado em Gordura rendada e Mussolina de Batata Abóbora.".


Adorei as dicas e o estilo do Chef! Por exemplo? Nada de óleo vegetal. Usa banha para preparar seus pratos, exatamente como sempre fizemos, na campanha.


Shirley e Cema, esperando a aula começar.


Hummmm! Tri bom! Uma pena que não pude participar das outras aulas.


Outras oficinas, com fotos da Renata La-Rocca:
 
1. Paella de Cordeiro (carré, rim, filé, lingüiça, funghi, danasco, pimentões, cenoura, entre outros) com o    chef Roberto Vianna;
2. Carré de Ovelha ao molho de hortelã e iogurte, acompanhado de Arroz com nozes;
3. Risoto de Pernil de Ovelha;
4. Purê rústico com Ensopado de Cordeiro om o chef Rodrigo Werner;
5. Pernil de Ovelha Recheado com Maçã, Passas e Cachaça, acompanhado de Geléia de Butiá.
Related Posts with Thumbnails