26.2.14

Atitudes, em março


"Estamos nos aproximando do mês-chave do ano, março, onde os impulsos e iniciativas começam a acontecer, no melhor estilo pisciano, é claro: a saturação e a pressão dos fatos ocorridos, dos sentimentos vividos e de sonhos e projetos despedaçados, nos obrigará a tomar a atitude necessária, tendo claros os porquês de nossa postura.  
Ao começar março, Mercúrio entrará em movimento direto; 
Marte retrogradará, reforçando a necessidade de vencermos nossos dilemas internos com racionalidade; 
Vênus ingressará em Aquário, após quatro meses em seu signo de queda, Capricórnio; 
Júpiter engrena seu movimento direto, no signo de Câncer, com a lua nova já em Peixes!
E tudo isso até o dia 06! 
Portanto, um pouquinho de paciência e esperar pela quarta-feira de cinzas!"
                                                                                    
                                                                                       (Li na página da Titê, do Facebook.)


Em tempo: 
"O final de semana é de intensidade, véspera de lua nova (e o dia!) trazem grandes reviravoltas emocionais e a vontade de ação e movimento torna todos inquietos e instáveis. 
Mantenha a lucidez interior para não se perder no caos dos outros!"  (27/02/2013)

Em preto&branco ♥


Jennifer Aniston

Sobre "TPM"


"TPMs são, na verdade, uma lente de aumento para aquilo que não vai bem. 
Uma grande oportunidade para olhar de perto e bem fundo nossas feridas."




Estilo



Nem sempre sabemos qual o nosso estilo.
Vi um "exercício", uma proposta, e achei bem interessante!
Clique nesse link e descubra o seu. 

Ah, as coincidências...


Decisões


Às vezes, nossa vida está nas mãos de um juiz. Em outras, de um médico. Quando viajamos, de quem está na direção. Quando amamos, do objeto do nosso amor.
Em muitas situações, sentimos que não temos o controle, que dependemos de outras pessoas...
Só não podemos esquecer que, na maior parte do tempo, nossa vida está nas nossas próprias mãos, sob nossa responsabilidade, ao sabor das nossas escolhas...



25.2.14

Sentimento bom

Enquanto postava fotos, aqui no blog, fiquei lembrando das músicas, que ouvimos juntos, e constatei quantas coisas tenho aprendido com o Ricardo!
Passamos os dias misturando os assuntos, os sons, as paisagens e ele vai me mostrando um universo de composições e melodias, versos, rimas, expressões, peculiaridades do trabalho com o gado, costumes, tradições... Vou conhecendo lugares, onde ele viveu e trabalhou, e me encanto, me emociono...
Mais do que tudo, são experiências de uma vida inteira, que ele me ensina, com paciência e com carinho.
Afinidades sendo descobertas, sonhos compartilhados, aprendizado, mãos dadas, alegria.
Sentimento bom, de felicidade e gratidão, por tudo isso.




"O açude é um céu dentro d'água"









"O açude em águas calmas, é tudo o que o céu quiser
pois vive das suas chuvas, duma nascente qualquer.
Nas margens de grama verde, o gado pasta a planura
e mata a sede das tardes, bebendo o céu nas lonjuras."

_____________________________________________

Assista ao vídeo da música aqui.
Letra: Gujo Teixeira
Melodia: Zé Renato Daudt
Intérprete: Gustavo Teixeira
Admiro demais estes três!

Lugares por onde andamos








"O tempo nos manda o silêncio
Que o campo guarda em nós
A vivência e a experiência
Se mesclam na mesma foz."

Ricardo Haas

Butiá, final de fevereiro/2014.

Dias maravilhosos



Cada vez gosto mais de estar la fora, com ele...


18.2.14

A vida, se derramando





"Tempo do corpo este tempo, da fome
Do de dentro. 
Corpo se conhecendo, lento,
Um sol de diamante alimentando o ventre,
O leite da tua carne, a minha
Fugidia.
E sobre nós este tempo futuro urdindo
Urdindo a grande teia. 
Sobre nós a vida
A vida se derramando. 
Cíclica. 
Escorrendo."

17.2.14






           "O brilho aponta o novo dia que vem
          Me traz também a esperança que arrumo
          A porteira desse jeito, entreaberta
          É cruzada certa para encontrar meu rumo."

                                                                         Ricardo Haas 


Butiá, 15/02/2014.

Nossos dias, lá fora



Acordar cedo, olhar o sol nascer, fazer fogo no fogão à lenha, tomar chimarrão, sentir cheirinho bom de café, andar a cavalo, lidar com o gado, ajustar o relógio porque terminou o horário de verão, arrumar a casa, observar o Ricardo cozinhando e, depois, me deliciar com a comida que ele faz, rir de tudo, conversar muito, ficar de preguiça, ouvir música, namorar, ver a lua cheia iluminando a noite e "agradecer", por tudo ser tão bom...
Pitéu, Cozinhafetiva
Conheça esse blog!


Uma indicação, de leitura, para começar:

Sobre miolos indigestos e aprendizados diários

"Hoje eu parei para pensar no tanto de coisa que aprendi sobre comida nos últimos… dez anos. Um aprendizado empírico, e não acadêmico. Técnico por vezes. Poucas. Sobretudo empírico e instintivo (nunca se esqueçam de deixar um espaço na receita para a intuição! nele reside imenso sentido para o ato de cozinhar).

Lá atrás, depois que saí da cozinha de mamãe e comecei a me virar por mim mesma, fui descobrindo o primordial, do tipo, carne vermelha não se lava; e evoluindo para outras verdades, que se não absolutas, a mim me serviam. O lado que protege o alimento é o lado brilhante do papel alumínio; os peixes e as carnes vermelhas não carecem de alho, tampouco marinadas; óleo na água de ferver a massa não é legal, pois dificulta o molho de absorvê-la, e tantas outras coisas sobre massas e molho bolonhesa, que aprendi aqui e hoje o povo chora quando come o meu (thanx, girls!); que não se usa pastrami em molhos, pô!; que caldo industrializado não cabe em cozinhas amorosas; que “o sal (e o açúcar) é um dom”; reduzir, clarificar, evaporar, caramelizar, confitar, selar, acertar; que cada panela tem uma “personalidade” e é preciso respeitá-las; que a minha tábua é de madeira e ponto final; que na cozinha a fé é cega e a faca amolada; que tristeza e fúria não são estados de espírito para se produzir o alimento; que essência é uma coisa e fava de baunilha é OUTRA; que flor de sal não é só um nome lindo; que azeite de oliva não se frita; que frutos do mar não se cozinha; que as hortaliças duram muito mais num vaso d’água dentro da geladeira; que as verduras duram uma eternidade centrifugadas na geladeira; que o mixer e o chinois são grandes amigos; que na cozinha “o pouco com Deus é muito”; que o teflon vai embora, mas a panela fica sem que ninguém morra, necessariamente, disso; que a vaidade não faz comida boa (para a alma); que a semente da malagueta pode envenenar; que a panela precisa estar muito quente para o milagre do flambar; o cálculo preciso da quantidade que evita desperdícios e excessos; a harmonia dos contrastes de cores e textutas em detrimento da monotonia; a saúde que anda sim de mãos dadas com o mais saboroso dos pratos; o feitiço de provocar os sentidos alheios… e tanto, mas tanto mais, que dez anos de amor roxo-repolho não caberiam neste parágrafo.


Mas tudo isso para falar de duas coisas que dividiram águas na minha cozinha: clarificar a manteiga, e subtrair o miolo do alho, vilão responsável pelo gosto e aroma deveras acentuado, para muitos indigesto, e que uma vez retirado, vai proporcionar apenas a fina-flor do prazer do alho.

E eu não sei de nada, ou melhor, muito pouco ainda."

Mosquiteiros

"Mosquitos são um problema comum em lugares quentes e úmidos, como onde eu vivo. Mais frequentes em outras regiões do país nessa época do calor. Cansada de me besuntar e espirrar venenos ineficazes por todos os lados, e como também não gosto de viver sob o ar-condicionado, essa alternativa mostrou-se perfeita contra os insuportáveis insetos e  totalmente a favor do meu conforto."



Um monte ideias no Vila do Artesão!

11.2.14

Lassi

Faz algum tempo que descobri esta bebida indiana, feita com iogurte, água (ou leite) e especiarias (canela, cravo, erva doce, noz moscada, gengibre, cardamomo...). 
Sempre faço, adaptando ao que tenho em casa. Misturo frutas, sucos e muito gelo! 
Refresca, hidrata, e eu adoro!

Nunca lembro de fotografar, então copei as fotos, que estão com os respectivos links e algumas receitas inspiradoras:




Voltando para casa




20º Encontro dos Primos


Estância do Capão, 08/02/2014.






Delícias de Lavras


Donairão sabe presentear!
E adora sabotar uma dieta! Hahahah!
Quem resiste?


Tão lindas!




   
-> Adobe é uma mistura de argila, areia e palha.

"Não pause a sua vida"



“Se teve dias de sol e noites nubladas, não importa. A vida não pode ser rebobinada como uma fita e cada personagem e cena teve o seu lugar na história. Não descarte as emoções sentidas nem menospreze as atitudes escolhidas. Apenas assista novamente de fora, cada pedaço, cada momento. Não pause sua vida porque em algum capítulo o roteiro não te agradou, há ainda muitas cenas por vir. Se no seu presente existem lembranças do passado, saiba que foi o seu passado que construiu seu presente. Não se ausente!”
Fernanda Gaona

10.2.14

De molho...

Porque o calor é absurdo!



 Lavras do Sul, 07/02/2014.

"O Rio Grande do Sul tem tido dias extremamente quentes. Temperaturas próximas dos 40°C estão sendo observadas em vários locais do estado nas últimas semanas, inclusive na Grande Porto Alegre. Mas a tarde 6 de fevereiro foi com calor histórico na capital gaúcha e a temperatura passou dos 40°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou máxima de 40,6°C. Esta foi a maior temperatura em 71 anos e a segunda temperatura mais alta já medida na região do Jardim Botânico, desde 1916 quando começaram as medições regulares neste local da cidade, e apenas 0,1°C abaixo do recorde histórico. A maior temperatura já registrada pelo Inmet em Porto Alegre foi de 40,7°C, em 1 de janeiro de 1943." (Daqui.)

...e o dia amanheceu sem pressa






Lavras do Sul, 05/02/2014.
Related Posts with Thumbnails