1.7.16

Tempos de internet

Bem interessante a análise que a Rosana Hermann fez sobre as mudanças impostas pela democratização da informação trazida pela internet, a partir do slogan do You Yube: "Novos tempos. Novos ídolos".
"Sucesso sempre foi uma espécie de reconhecimento coletivo de um dom. Um cantor com voz linda, um músico que domina um instrumento, um artista plástico, ator especial, professor maravilhoso, cientista esforçado, escritor talentoso,  atleta recordista, etc. Sucesso era quando essa pessoa com esse dom conseguia exibir essa dádiva divina para um grande número de pessoas através do canais de comunicação, como TV, Cinema, Rádio, Revistas e Jornais. Os meios ajudavam a divulgar essa pessoa e o povo reconhecia.

Agora, todo mundo pode ser seu próprio espaço de mídia, de graça, e se auto-divulgar, com ou sem talento, com ou sem um assunto, com ou sem permissão de ninguém.
Se antes sucesso estava ligado a dom, agora fama está ligada à representatividade."

"Hoje podemos escolher como ídolos pessoas que nos representam! Não aplaudimos a pessoa apenas porque ela é especial, mas porque ela nos tornam especiais, porque elas falam o que pensamos, porque ensinam o que precisamos, porque comentam os assuntos pelos quais nos interessamos, porque elas têm soluções para problemas que vivenciamos, porque elas são vulneráveis como nós, porque são “gente como a gente”."


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails