14.1.16

Benefícios da Carne de Cordeiro

Por falar em churrasco, devo dizer que a carne que mais consumimos, aqui para essas bandas de Lavras do Sul, é a de ovelha.
Por isso me chamou a atenção essa reportagem sobre seus benefícios - e são muitos: "Como uma rica fonte de vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade, o cordeiro pode ser um excelente componente de uma dieta saudável."
Por exemplo, o cordeiro é uma fonte rica em muitas vitaminas e minerais. Abaixo estão as mais abundantes:

Vitamina B12: Importante para a formação do sangue e a função do cérebro, a vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal e está ausente nas dietas vegan. A deficiência de vitamina B12 pode causar anemia e danos neurológicos.

Selênio: A carne é muitas vezes uma fonte rica em selênio, embora isto dependa da origem alimentação do animal. O selênio tem várias funções importantes no corpo.

Zinco: Encontrado em grande quantidade no cordeiro, o zinco é geralmente muito melhor absorvido a partir da carne do que das plantas. É um mineral essencial, importante para o crescimento e a formação hormonal, tais como a insulina e a testosterona.

Niacina: Também chamado de vitamina B3, a niacina serve para uma variedade de funções importantes no corpo. A ingestão inadequada de niacina tem sido associada ao aumento do risco da doença cardíaca.

Fósforo: Encontrado na maioria dos alimentos, o fósforo é essencial para o crescimento e manutenção do corpo.

Ferro: Cordeiro é uma rica fonte de ferro, em sua maioria, na forma de ferro heme, que é altamente bio disponível e é absorvido de forma mais eficiente do que o ferro não heme encontrada nas plantas.

Foto do site "Dicas de Nutrição"
Recomendo a leitura completa:
"Benefícios da Carne de Cordeiro à Saúde"
Trouxe da página da minha amiga Wanda Martins, veterinária da Prefeitura de Lavras do Sul.


Obs: Lavras do Sul faz parte do "Alto Camaquã", uma das regiões mais preservadas do RS, onde se produz carne de ovelha com sabor diferenciado e alto valor no mercado.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails