25.7.13

Poesia em Pelotas

Li, no Diário Popular, alguns encontros poéticos que andam acontecendo por aqui:

SARAU DA 15
Há um ano o Centro Cultural Pachamama e a Biblioteca Dionísio Obelar realizam, uma vez por mês, o sarau poético, sempre às 20h. Sob um tema selecionado, há leitura de poesias de diferentes autores, locais ou não. Aberto ao público e gratuito. O Centro Cultural fica na rua 15 de Novembro 1.026.

SARAU POÉTICO-MUSICAL DA BIBLIOTHECA PÚBLICA PELOTENSE
O Sarau Poético-Musical da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP) existe desde maio de 2010 com edições mensais sempre na última terça-feira do mês. Neste mês ocorrerá dia 30 e neste encontro homenageará o poeta Paulo Leminsky. Durante o encontro convidados lembram a trajetória do autor homenageado e recitam poesias e textos. No final o programa prevê a participação do público que pode recitar poesias de sua autoria. A atividade é entrelaçada por inserções musicais. Sempre às 19h30min e tem aproximadamente duas horas de duração. Entrada franca e todo o evento não gera custo para a Bibliotheca.

POESIA NO BAR
Existe desde 2010 e ocorre em bares das cidades da Zona Sul. Além da distribuição de poesias impressas em formato de marcadores de livros, tem atrações artísticas e leitura de poesias.

PIQUENIQUE CULTURAL
Evento itinerante e aberto à população que ocorre em praças e parques de Pelotas. O projeto é multiartístico, pois tem teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais, literatura, entre outras atividades. Abre espaço para o gênero lírico com o Varal de Poesia, que abre espaço para quem quiser mostrar seus escritos.

CONFRARIA LITERÁRIA AMIGOS DE LOBO DA COSTA
Criada no ano de 2013, a Confraria Literária Amigos de Lobo da Costa destina-se ao estudo, à pesquisa e à divulgação da vida e da obra do poeta romântico Francisco Lobo da Costa (1853 - 1888). Se propõe também a estimular a leitura e a criação poética através de eventos, como o sarau de aniversário de Lobo da Costa, que ocorrerá dia 15 de agosto, a partir das 16h, na BPP, com entrada franca. No encerramento será encenada a peça Espinhos d´alma, obra do homenageado.

ACADEMIA PELOTENSE DE LETRAS
Entidade que se propõe a tornar conhecidos autores de Pelotas e a estimular a leitura. Realiza eventos como saraus, painéis literários e tem o Salão do Livro do Autor Pelotense, atividade anual que este ano teve a sua 12ª edição, em homenagem a Lobo da Costa. Tem sede no parque Dom Antônio Zattera.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails