5.3.06

Antonio Augusto Ferreira

Antonio Augusto Ferreira é bacharel em Direito e é agropecuarista em Lavras do Sul - mais precisamente na região do "Rincão do Inferno".
É autor de dois livros de poesia, intitulados "Sol de Maio" e "Alma de Poço", e do livro em prosa "Tio Bonifa e seu cachorro Piraju".
Iniciou-se no movimento musical nativista em 1980, quando, em parceria com seu sobrinho, o músico Éwerton Ferreira, conquistou a Calhandra de Ouro da 10ª Califómia da Canção Nativa de Uruguaiana, com a composição "Veterano". Os lavrenses vibraram muito com este sucesso!
Esta música me marcou demais... Quando a escuto retorno direto para o ano de 1980, pra minha vida em Santa Maria, final de curso, formatura, despedidas... Lembro, entre outras coisas, que conheci seu parceiro Éwerton Ferreira justamente no carnaval de 1980, "portando" uma bolsa feminina, bem antiguinha, que fazia parte da "indumentária" que pretendia usar naquele carnaval, mas fora dissuadido por alguém da família! Ele distribuía autógrafos na praça, lá em Lavras! Sucesso absoluto!
A partir daí foram muitas as letras da autoria de Antonio Augusto ferreira premiadas nos festivais, sempre ao lado de excelentes músicos e intérpretes.
.
Veterano
Está findando o meu tempo
a tarde encerra mais cedo
Meu mundo ficou pequeno
e eu sou melhor do que penso
O bagual tá mais ligeiro
braço fraqueja às vezes
Demoro mais do quero
mas alço a perna sem medo
Encilho o cavalo manso
mas boto o laço nos tentos
Se a força falta no braço
na coragem me sustento
Se lembro os tempos de quebra
a vida volta pra trás
Sou bagual que não se entrega
assim no más...
.
Ouça aqui.
-> Quem fez o retrato foi Tadeu Martins

3 comentários:

Anônimo disse...

Não dá p esquecer "Tropa de Osso". Brinquedo ao qual fui apresentado pelo Joãosinho, Pigue, Marianinho... e q muito brinquei, por vezes sozinho, na lareira da Vó Julita. bjos

Anônimo disse...

Hehehehe, lembrei agora, tropa de osso é do Humberto G. Zanatta, hehehe. Sorry!

msr4k disse...

Antônio Augusto Ferreira, certamente é um dos esteios da cultura gaúcha, com seus livros e canções. Gosto muito da canção Veterano. Parabéns pelo post.


Gaudérios
Mauro

Related Posts with Thumbnails